Thursday, October 20, 2011

COMFORT FOOD

Ahh, a comida da minha mãe é um capítulo à parte.
Ela cozinha divinamente, e quando está em ação a cozinha exala aquele aroma incrível de "lar doce lar". Até os vizinhos suspiram.
Li no blog Me Passa o Cardápio uma definição perfeita para a Comfort Food ou Comida Confortável, no meu caso, o feijão, os assados, os frutos do mar, os bifes recheados, os empadões e as tortas da minha mãe:
"Quando penso em cada uma dessas comidas tenho lembranças que são como um abraço. Elas matam minha fome emocional."
Acho que, por este motivo, esta comida que nos faz sentir "em casa" é a vilã quando o assunto é dieta, afinal, não há quem resista a um prato que mexa com suas melhores recordações.
Em seu programa de culinária, a inglesa Nigella Lawson explora ao máximo este conceito de comida que conforta. Observem que ao final de cada show, na calada da noite, ela literalmente ataca a geladeira, o que prova o quanto é difícil resistir a estas delícias.
Prepare pratos que traduzam o que você e sua família entendem por Comfort Food, afinal, esta definição é sempre muito pessoal, arrume a mesa e convide seus amigos para provarem suas "receitas de família", prá lá de especiais. Eles vão agradecer o carinho.
Mas antes me diga -  qual a comida que mais o conforta?
















INDICAÇÃO TRÈS CHIC
Partindo da constatação de que abandonamos o prazer que o ato de comer pode nos proporcionar - mesmo que se trate de uma torrada, apenas -, François Simon, o crítico gastronômico mais temido da França, envereda  neste livro por uma divertida crítica aos hábitos alimentares e comportamentais, revelando o quanto o estilo de vida moderno nos afasta da percepção das necessidades mais simples de nosso corpo e de nosso ser.
Livraria Cultura e Americanas

BIFE AO MOLHO DE SOJA DA MINHA MÃE
Ingredientes:
1kg de bifes de alcatra ou coxão mole
1/2 xícara de molho de soja
1 xícara de água
6 dentes de alho fatiados
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de óleo de canola
1 colher (sobremesa) de amido de milho
3 colheres (sopa) bem cheias de requeijão cremoso
1 colher (chá) de mostarda
o equivalente a 1 copo duplo de cogumelos fatiados
sal e pimenta do reino a gosto


Como fazer:
Bater bem os bifes com o lado liso do martelo para que fiquem bem finos, porém sem rasgá-los.
Dourar o alho no óleo e na margarina e reservar. Fritar os bifes no mesmo óleo e margarina, e após fritos em ambos os lados, devem ser salpicados com pimenta e pouco sal, pois o molho de soja já é salgado. Retire os bifes e reserve. Na mesma frigideira, coloque o molho de soja, a xícara de água, o alho frito, a mostarda e os cogumelos. Engrosse o molho com o amido de milho e ao final acrescente as colheres de requeijão cremoso. Despeje sobre os bifes e salpique com ceboletes bem picadinhas.
Sirva com arroz e batata sauté.
Experimentem, é uma delícia!


Postado por Tereza Santos

No comments:

Post a Comment